NOVA SÉRIE 6 E63











A nova série 6 da BMW inovou no design e na tecnologia, sendo que é o primeiro coupê médio lançado pela montadora depois de 1989, quando deixou de fabricar a antiga série 6.

E as novidades do modelo não se restringem ao visual. Segundo a montadora, a nova Série 6 ficou mais leve do que antiga, utilizando alumínio mo chassis e na suspenção e foram adotados novos equipamentos eletrônicos e itens mecânicos. O melhor fica por conta do sistema “semi-eletrônico” AFS – não é puramente drive-by-wire, sem cabos, o que, segundo a BMW, poderia “isolar o motorista da estrada”. O AFS atua fazendo variar o quanto as rodas dianteiras se viram em relação ao movimento feito pelo condutor no volante. Essa variação também da velocidade, do estilo de condução e das condições da estrada. Ou seja, dirigindo no trânsito urbano, a velocidades baixas ou “médias”, ou ainda ao estacionar, a direção apresenta movimento “direto”, o que significa que as rodas têm resposta maior ao movimento feito pelo motorista. Em altas velocidades, torna-se menos direta, melhorando a estabilidade – em curvas ou movimentos bruscos ela se torna mais firme. Tudo num piscar de olhos e ligado diretamente ao DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade).

Também trabalhando em conjunto com o AFS e o DSC estão os faróis adaptativos (Adaptative Headlights), sistema pelo qual as luzes bi-xenônio são controladas em tempo real e acompanham a direção do volante.

Os modelos contam, ainda, com lanternas traseiras adaptativas – quando os freios são ativados com maior intensidade, ou mesmo o ABS entra em ação, os piscas se acionam automaticamente.

A BMW também colocou na nova Série 6 o ACC (Controle Ativo de Cruzeiro), sistema recém introduzido na Série 7, baseado em um radar que colabora para se manter uma distância segura entre o veículo e um outro que trafegue à sua frente – em uma viagem, por exemplo.

A primeira versão da nova Série 6, a 645i, chegará ao mercado em 2004 e será equipada com o motor V8, o mesmo presente na 745 e na 545. Esse motor utiliza a tecnologia Valvetronic e produz 333 cavalos de potência.

Todas as versões terão câmbio manual de 6 marchas de série, tendo como opcional a transmissão Steptronic também de 06 marchas ou o SMG sequencial também de 06 marchas.