EDC- Eletronic Dumping Control

Controle Eletrônico dos Amortecedores

O Controle Eletrônico dos Amortecedores (EDC) combina o melhor nível possível de segurança na dirigibilidade com o máximo conforto na rodagem ou, se desejar, com um estilo de direção especialmente esportivo.
 

• As forças de amortecimento estão constantemente reguladas e ajustam-se às condições da estrada, da carga e da dirigibilidade.
 

• Quando se dirige em estradas em bom estado, os amortecedores se ajustam de modo "suave" e proporcionam o máximo conforto na rodagem.
 

• Quando se toma uma curva em alta velocidade, as forças de amortecimento aumentam automaticamente para garantir segurança extra. De modo similar, no momento em que o carro passa inesperadamente por um buraco, o sistema endurece automaticamente a suspensão e, consequentemente, assegura uma ótima estabilidade de rodagem.
 

•De igual modo, existe a opção de selecionar o programa "S" através de um interruptor. Este programa mantém um ajuste de amortecimento esportivo e constantemente rígido.



Benefícios


• Máximo conforto e excelente segurança
 

• Escolha de programa entre conforto e esportivo (dois modos de suspensão em um)
 

• Bom controle da vibração e suspensão apesar da carga do veículo


Funcionamento detalhado

Todos os movimentos do veículo e as características da direção são constantemente controlados por sensores. Um microprocessador avalia toda essa informação e transmite as instruções aos amortecedores e as válvulas magnéticas ajustam a força do amortecedor a uma das três posições.

Pressionando uma tecla o motorista poderá também escolher entre o programa conforto e o esportivo.

No painel de instrumentos tem uma tecla de duas posições que permite ao motorista escolher entre a suspensão esportiva e a confortável (a automática).

A Série 7 e a Série 5 oferecem ao motorista particularmente esportivo a possibilidade de uma condução esportiva máxima com um só pressionar de uma tecla.


Componentes

O sistema é formado por quatro amortecedores eletronicamente controlados, cada um com três possibilidades de resposta: suave, média, dura.
 

Os parâmetros que se consideram quando se ajustam os amortecedores são: a velocidade da estrada, a carga, a aceleração na direção e a aceleração vertical do veículo.

Para isto se aplicam os seguintes sensores:
 

• Sensor de ângulo de giro.
 

• Sensor de velocidade na roda.
 

• Sensor de aceleração vertical nos eixos dianteiros e traseiros.

O processador de sinal, a lógica de controle, o monitor de hardware e os terminais de potência para alimentar o sinal elétrico dos quatro amortecedores estão integrados na unidade de controle.


Benefícios e observações


• Redução do movimento quando se freia e redução de movimentos do corpo nas curvas fechadas.
 

• Resposta rápida do sistema com uma mudança dinâmica das condições de dirigibilidade em prol de ótima segurança.
 

• Escolha individual do programa.

Antonio Munhoz